Festival da Uva ocorre no período de 6 a 8 de novembro em São João do PI

Produtores já cultivam uma área irrigada de aproximadamente 90 hectares. Evento revela a vocação do Piauí para a área da fruticultura.

 

G1-PI
Edição: Weslley Moreira
Festival da Uva
A população de São João do Piauí, município localizado a 440 km ao Sul de Teresina, já se prepara, com muita pompa e alegria, para a realização da 5ª edição do Festival da Uva, fruta que vem fazendo a diferença na economia da cidade e de municípios vizinhos. O evento ocorre no período de 6 a 8 de novembro. O que impressiona é como esse produto conseguiu esse sucesso na região, a partir da iniciativa de pequenos produtores de um assentamento conhecido como Marrecas.
Fundado por volta de 1990, o Marrecas é apontado como o primeiro assentamento do Piauí e hoje abriga cerca de 200 famílias de pequenos produtores, que vivem basicamente da fruticultura. Localizada a pelo menos 30 quilômetros da sede do município sanjoanense,a comunidade é responsável em transformar a região em destino turístico por conta do festival e consequente gastronomia. Os governos do estado e federal estão investindo na região.
Os produtores rurais da localidade já cultivam uma área irrigada de aproximadamente 90 hectares. Parte dessa irrigação é por meio do sistema de irrigação tipo aspersão, destinada a culturas temporárias, como feijão, milho, abóbora e melancia.
A outra parte é irrigada por microaspersão, dirigida principalmente à fruticultura, como mamão, goiaba e uva. As uvas produzidas por esses agricultores são das variedades Itália melhorada, Benitaka e Brasil. Por ser destaque na região, a cultura de uva é feita de forma escalonada, com produtividade de 27 toneladas por hectare.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ministério Público denuncia soldado da PM por morte de vaqueiro em Canto do Buriti

Operação policial impede quadrilha de assaltar banco em Canto do Buriti