MP dá 90 dias para HUT trocar todos os equipamentos das UTI’s
Por Walcy Vieira
O Hospital de Urgência de Teresina (HUT) tem prazos de até 90 dias para trocar todo o seu ‘parque tecnológico’, necessário para o bom funcionamento das UTI’s e aquisição de novos equipamentos que existem em quantidade insuficiente.
Falta até extintores de incêndio e rotas para fugas (em caso de emergência) dentro das UTI’s. O prazo para resolver o problema consta em um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) assinado pelo secretário municipal de saúde, Aderivaldo Andrade, pela diretora hospitalar Maria de Fátima Oliveira, pelo diretor geral do HUT, médico Gilberto Albuquerque e pelo Ministério Público do Estado do Piauí.
O diretor do HUT explica que todo o ‘parque de equipamentos’ das UTI’s do hospital é trocados há cada 2 ou 3 anos, no máximo. ‘É isso que vamos providenciar agora’. Serão trocadas as bombas de infusão, necessárias ao funcionamento das UTI’s pediátrica e geral, os equipamentos de aferição de glicemia capilar, que regula o funcionamento das UTIs.
O HUT terá que comprar ainda marca-passo cardíaco temporário pediátrico e geral (equipamento usado para ressuscitarão manual), balão inflável, com reservatório e máscara facial.
O Ministério Público fez o Termo de Ajuste de Conduta baseado em um relatório, apresentado por profissionais da Coordenadoria de Perícias e Pareceres Técnicos do MP, depois de uma inspeção nas UTI’s do HUT, realizada em março de 2015. De lá prá cá, os técnicos do Ministério Público se debruçaram no relatório e concluíram que falta até extintores de incêndio e placas de sinalização, como também rota para fuga dentro das UTI’s do Hospital de Urgência de Teresina.
Repórter do Portal AZ: ‘Doutor, o que está acontecendo no HUT? O hospital tem condição de atender a demanda?’
Médico Gilberto Albuquerque: ‘Rapaz tem, o problema é que só 40% de nosso atendimento é da população de Teresina, os outros 60% é do interior do Piauí e de outros Estados. Só 25% de nossas UTI’s têm pessoas de Teresina, o resto está toda ocupada com pacientes de fora’.
Repórter: ‘E qual a saída?
Médico: ‘É o governador estruturar os hospitais do interior do Estado. Não tem segredo’.
FONTE: PortalAZ
Comentários
Postar um comentário